A hora de Fernando Haddad - Portal E5

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A hora de Fernando Haddad

Eleito com 3.387.720 votos (55,57% dos votos válidos), contra 2.708.768 (44,43%) do concorrente José Serra do PSDB, Fernando Haddad (PT) assumirá em 1º de janeiro a cadeira de prefeito da maior cidade da América Latina e uma das quatro maiores do mundo - São Paulo.
E os desafios são muitos: melhorar o já caótico trânsito de São Paulo, cujas ruas receberam 3,4 milhões de veículos entre 2001 e 2011 (dados do Denatran em conjunto com o Observatório das Metrópoles) ; dar melhor atendimento ao munícipe nos postos de saúde; criar creches para superar a falta de vagas nas já existentes na cidade; melhorar a educação nas escolas municipais - pasta onde Haddad é especialista. Aliás, ele propõe escola em tempo integral.
Veja abaixo as propostas do prefeito eleito Fernando Haddad, extraídas do site "Opinião & Notícia" http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/prefeitura-de-sao-paulo-propostas-de-fernando-haddad/:

Saúde: Rede de atendimento mais ampla, rápida e que chegue mais perto da casa das pessoas, mesmo as que moram longe da região central. Mil novos leitos hospitalares, três novos hospitais, a Rede de Saúde Hora Certa, composta de 31 Centros de Saúde, uma para cada subprefeitura. Os centros terão tecnologia para realização de exames complexos e alguns tipos de cirurgias. Cinco novos pronto-socorros, 43 novas Unidades Básicas de Saúde, prontuário eletrônico e plano de carreira para os profissionais da área.
Cultura: Ligada ao desenvolvimento dos bairros, com a recuperação de áreas subutilizadas e a construção de dois novos Centros Culturais na Zona Leste e na Zona Sul. Criação do Fundo Municipal de Cultura.
Educação: promover uma ampliação gradual da oferta de ensino em tempo integral, com sete horas de atividades em dois turnos. Retomar a construção de 20 CEUs seguindo o modelo original do projeto. Trazer para São Paulo a Universidade Aberta do Brasil para formação continuada de professores.
Habitação: combater a escassez de moradia e o problema da distância entre casa e emprego, repovoando o Centro. Urbanização de favelas, reforma de habitações em estado precário e remoção de famílias das áreas de risco.
Meio Ambiente: redefinição urbanística, descompressão da cidade, construção de “prédios verdes” receberá incentivo fiscal e inspeção veicular sem cobrança.
Segurança: programa Territorializado de Prevenção da Violência e da Criminalidade, ação interssetorial, que envolve Saúde, Assistência Social, Emprego, Renda, Educação, Ambiente Urbano, Cultura, Lazer e Esportes no combate à violência. Ampliação da Guarda Civil Metropolitana reforçando o seu caráter comunitário.
Esporte: Esportes nas escolas com atendimento mais completo, com ampliação da infraestrutura e  investimento na promoção de atividades esportivas para os jovens, criando espaços efetivos. Construção de dois Centros Olímpicos, um na Zona Leste e outro na Zona Sul, e um Parque de Esportes Radicais.
Economia: descompressão do centro expandido, promovida pelo Arco do Futuro, que irá encurtar distâncias, descongestionar trajetos, aproximar lugares e ajudar a distribuição da riqueza e oportunidade  pela cidade. Imposto Inteligente: reduzindo, em algumas regiões da cidade, o ISS e o IPTU, este último até zero, de acordo com a necessidade de desenvolver as regiões e aproximar o emprego da moradia do trabalhador. Revisão das regras de Potencial Construtivo, para permitir a chegada de novos empreendimentos a lugares pouco desenvolvidos. As subprefeituras serão fortalecidas. A cidade vai ganhar uma Controladoria Geral do Município, para fiscalizar e prevenir a corrupção, e um Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Trabalho: Cada bairro vai funcionar como a cidade funciona, com empregos e escolas. Levando atividade, serviços, emprego e riqueza para todas as regiões paulistanas, pensando nas carências e vocação de cada bairro.
Transporte: Bilhete Único Mensal, com valor fixo, sem limite de viagens. Para atender ao aumento da demanda, serão 150 km de corredores, mais 150 km de faixas exclusivas e apoio financeiro ao metrô, com exigência de metas.
As fotos de Fernando Haddad foram extraídas do site Conjuntura Online e do blog A lauda amassada. 

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