Centro ganha novo espaço de experimentação de artes e música, o Red Bull Station



Prédio de 1926, onde funcionava a antiga sede de distribuição de luz da Eletropaulo, passa a abastecer a cidade com energia criativa. Com foco em projetos experimentais de artes e música, o Red Bull Station abre suas portas ao público com um projeto de residência artística permanente, espaço expositivo, estúdio de música e uma cafeteria


A partir de 29 de outubro, o centro da cidade ganha um impulso extra para o desenvolvimento das artes, da música e das pessoas. O espaço terá acesso gratuito e integra diferentes expressões artísticas, que se misturam em tempo real num ambiente que permite a troca contínua entre artistas e as pessoas que estiverem por lá.

Localizado na Praça da Bandeira, o Red Bull Station ocupa a antiga sub estação Riachuelo, desativada desde 2004. O prédio foi construído nos anos 20 e tombado desde 2002 pelo Conpresp, Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Após uma longa reforma para adaptação ao novo uso do espaço e restauro, o espaço conta agora com cinco andares.



Principais atividades

Os projetos têm como ponto em comum a valorização do processo e a experimentação, como a residência artística focada em artes visuais, com curadoria de Paula Borghi.  Os participantes trabalharão em ateliês individuais, onde originalmente funcionavam as salas de transformadores de energia, e poderão experimentar suas obras no espaço expositivo chamado de Galeria Transitória. A primeira residência artística acontecerá de outubro a dezembro deste ano, e uma segunda temporada está prevista para ser realizada entre fevereiro e abril de 2014. Com foco no desenvolvimento de artistas, ocorrerão palestras e workshops com curadores, artistas, produtores e pesquisadores com foco em arte e música.

O prédio ainda abrigará um estúdio de música, o Red Bull Studio, um projeto internacional presente em Nova York, Los Angeles, Madri, Cidade do Cabo, Copenhague, Auckland, Londres, Amsterdã e Paris. O estúdio se coloca como um espaço de experimentação e produção musical para artistas, e receberá gravação de programas especiais para a web, além de workshops ministrado por grandes nomes da música nacional e internacional.

O edifício
Só a fachada da antiga subestação Riachuelo, construída em 1926, foi protegida no tombamento do edifício pelo Conpresp em 2002. Mas a reforma vai aproveitar a arquitetura antiga mesmo na parte interna.

O escritório Triptyque, que assina o projeto de arquitetura e reforma, e supervisionou o projeto de restauro do prédio, é responsável por intervenções contemporâneas - como as escadas externas e a marquise da cobertura, que vai criar um novo ambiente no topo do prédio, com vista para o centro da cidade. A reforma também restaura e reativa um antigo chafariz que fica no topo do edifício. 

A Lock Engenharia é o escritório responsável pela execução e coordenação da obra civil.

Curiosidades sobre o espaço e sua revitalização:
A área total do Red Bull Station é aproximadamente 2.150m2;

O espaço está dividido em cinco níveis: porão (subsolo), térreo, mezanino, piso superior e laje (cobertura);

O porão abriga um espaço expositivo, camarin, lounge e área livre para ensaios;

O estúdio de música (Red Bull Studio) fica no térreo, assim como o café, espaço expositivo principal e um lounge;

O mezanino é ocupado por escritórios e parte técnica;

No andar superior estão os ateliês dos integrantes da residência artística e a Galeria Transitória – onde os artistas poderão testar seus trabalhos antes de descerem para a galeria principal – além de salas para workshops e palestras;

A cobertura, com vista para a Praça da Bandeira, será uma grande área de convivência, protegida por uma marquise metálica que terá a função de recolher a água da chuva para reuso.

A bomba de água original da sala de máquinas foi integrada à decoração do restaurante que funcionará no local.

O restauro completo da fachada será finalizado em janeiro de 2014.

Esta é a primeira vez que a Red Bull tem um espaço de experimentação cultural em caráter permanente em todo o mundo.


Programação: Os destaques da primeira semana do Red Bull Station

Exposição Red Bull House of Art: Coletânea que reúne os trabalhos desenvolvidos pelos 24 artistas que passaram pela residência artística nos anos de 2009, 2010 e 2011. Na época o projeto teve como endereço o Edifício Sampaio Moreira no centro de São Paulo. Nomes como Sofia Borges e Flávia Junqueira estão entre os que passaram pela residência. A exposição abre as atividades da temporada 2013/2014, que passa a ter como endereço fixo o Red Bull Station. Instalações, vídeo instalações, pintura e fotografia fazem parte da exposição.
Quando: de 29 de outubro a 23 de novembro de 2013
Horário: terça a sábado, das 11h às 21h
Entrada franca

Residência artística no Red Bull Station: Paralela à exposição do Red Bull House of Art, é possível acompanhar a residência artística em curso que acontece no prédio. O projeto reúne seis artistas e ocupa o piso superior do edifício, onde ficam os ateliês e um espaço conhecido como Galeria Transitória - onde os artistas podem tanto desenvolver seus trabalhos como observar de que forma cada obra conversa com os demais projetos e com o ambiente. Artistas participantes: Ale Domingues, Chico Togni, Fabiana Faleiros, Raquel Uendi, Rodolpho Parigi e Thiago Honório. Curadoria de Paula Borghi.

Quando: de 29 de outubro a 06 de dezembro de 2013
Horário: terça a sábado, das 11h às 21h
* Os ateliês dos artistas e a galeria transitória estão abertas à visitação e acontecerão somente com acompanhamento dos monitores.
Entrada franca

Exposição final da residência – temporada 2013:
A partir de 07 de dezembro de 2013

Red Bull Station
Praça da Bandeira, 137. Centro, São Paulo, SP.

Fonte: Approach Comunicação Integrada 


0 comentários:

Anuncie aqui !!

banner image

Anuncie no Portal E5

Faça seu produto, serviço ou empresa aparecerem aqui no Portal E5 !! Saiba mais , Fale conosco e solicite um orçamento (clicar no formulário abaixo)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Web Rádio E5 AO VIVO 24h

Web Rádio E5 AO VIVO 24h
Transmissão todos os dias

Web Rádio E5 no Spotify

Web Rádio BOA DEMAIS

Anuncie aqui !!

banner image

Jornal do Brás

Jornal do Brás no Facebook

Web TV E5