ANUNCIE AQUI !!

Adbox

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Verão tem grande incidência de raios. Saiba se proteger

Por Eduardo Cedeño Martellotta 

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cerca de 50 milhões de raios atingem o País todos os anos, uma média de duas ou três descargas elétricas por segundo. A cada hora, mais de 5.700 raios atingem o Brasil.
Além de causar incêndios e grandes prejuízos econômicos, esse fenômeno representa também uma ameaça à população. Anualmente cerca 300 pessoas são atingidas por raios no Brasil, cerca de 100 acabam falecendo. Isso representa 10% dos óbitos relacionados a descargas elétricas em todo o mundo.
Entre os anos 2000 e 2012, ocorreram 1.601 mortes relacionadas ao fenômeno. Nesse período, mais homens morreram do que mulheres (82% contra 18%), com maioria entre 20 e 39 anos (43% do total). A estação do ano em que mais mortes foram registradas foi o verão (45%), seguido pela primavera (32%), outono (14%) e inverno (9%). Esses números não são exatos, já que muitas mortes provocadas por raios são registradas como óbitos por parada cardíaca, fazendo a estatística parecer mais baixa. Já em 2012 foram registradas 42 mortes por descargas elétricas em todo o país.
No último ranking do Grupo de Eletricidade Atmosférica – ELAT do Inpe, de 2013, o Rio Grande do Sul aparece como o estado com a maior incidência de raios. Porém, entre 2000 e 2012, São Paulo foi o estado que registrou o maior número de óbitos.

Cidades cariocas tem mais raios
Ainda segundo o ranking, a cidade brasileira com a maior incidência de raios é Porto Real (RJ), com densidade de descargas/ano de 19.66, seguida por Barra do Piraí (RJ), com 18.09 e Valença, também no RJ, com 17.31. São Paulo (SP) registrou 10.62 e 14 mortes por raio no estudo. Já Manaus, cujo índice foi 13.45, teve 16 mortes e um aumento de 50% na quantidade de raios nos últimos 30 anos. 
Os dados são assustadores. O caso mais recente aconteceu na Praia da Enseada, no Guarujá, quando uma mulher de 36 anos foi atingida por um raio e morreu, dia 12 de janeiro último.

Dicas para se proteger dos raios
Proteja-se das descargas elétricas. Os meteorologistas do Inpe e o ELAT dão algumas dicas básicas:
* Caso a pessoa estiver em casa, ficar afastada da rede elétrica e não utilizar aparelhos elétricos que tenha fio, inclusive o telefone. O ELAT indica ainda evitar ficar perto de tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
* Se a pessoa estiver no campo, é preciso evitar árvores, que não são locais seguros. A melhor opção é ficar dentro do carro, onde a descarga elétrica passa pela estrutura metálica;
* Se a pessoa estiver em um lugar aberto, em um campo de futebol, por exemplo, e perceba que vai acontecer uma tempestade, procure um abrigo. Caso já esteja chovendo, com a presença de raios, é recomendado que se agache, com as pernas juntas. Além disso, o Grupo de Eletricidade Atmosférica – ELAT indica evitar segurar objetos metálicos longos (varas de pesca, tripés e tacos de golfe), empinar pipas e aeromodelos com fio, andar a cavalo, nadar e ficar em grupos;
* Pequenas construções (tendas, barracos, celeiros) e veículos sem cobertura oferecem risco e não protegem. Topos de morros e de prédios, áreas descampadas, estacionamentos, cerca de arame, torres e árvores isoladas oferecem grande risco. Sobre o mito de estar calçando algo de borracha, como uma bota, os meteorologistas afirmam que isso não é suficiente para se proteger. É preciso seguir todas as orientações anteriores.



0 comentários:

Anuncie ! 728x90

Publicidade 1

Web Rádio E5 AO VIVO 24h

Web Rádio E5 AO VIVO 24h
Transmissão todos os dias

Web Rádio E5 - Spotify

Web Rádio BOA DEMAIS

Web TV E5

Camerite - Terminal Turístico 25 de Março - S. Paulo-SP

Camerite -av. República do Líbano - S.Paulo-SP

Jornal do Brás

Jornal do Brás no Facebook

Terra Brasil - Últimas Notícias

O GLOBO - Últimas Notícias

OVNIs e ETs

OVNIs e ETs
Site do Portal E5 Brasil. Tudo sobre Ufologia

Arquivo do Rádio

Arquivo do Rádio
Viaje no tempo e relembre áudios registrados ao longo da história do Rádio no Brasil

Boletins na Rádio Terra AM

Boletins na Rádio DaCidade AM

Eduardo no Instagram