Cuidados com a sobrecarga de chuveiros elétricos devem aumentar durante o inverno

Coordenador do curso de Engenheira Elétrica da Anhanguera faz orientações para manter o bom funcionamento do aparelho e evitar acidentes domésticos



Com as quedas de temperatura do inverno, os banhos quentes de muitas pessoas se tornam longos para manter a higiene pessoal de forma confortável. E com o frio, é comum exagerar na potência de chuveiros elétricos para manter o bem-estar. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, ainda há uma predominância dos lares brasileiros em adotar a alternativa elétrica para o aquecimento ou invés dos sistemas a gás ou solar. Contudo é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas com o aparelho, que pode ser sobrecarregado e, em casos extremos, até provocar curto circuito.
 

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, professor Alexandre Ferraz de Campos, os erros mais comuns em relação ao chuveiro estão relacionados ao aterramento do fio, popularmente conhecido como ‘fio terra’, à conexão dos terminais feita de modo inadequado e o uso de fios e disjuntores de dimensionamento abaixo do necessário requerido pelos chuveiros.
 

“Para reduzir as chances de problemas com o chuveiro, é muito importante que a instalação seja feita corretamente, com ajuda de um profissional com experiência nesse tipo de serviço. Isso evita muitas complicações, garantindo um uso seguro do equipamento, sobretudo no período mais frio do ano, quando os banhos exigem mais potência do chuveiro”, afirma o docente.
 

Ainda segundo Campos, ligar os aquecedores diretamente em tomadas sem que estas tomadas estejam projetadas para tal finalidade (que não conseguem aguentar a alta potência de energia), é uma prática proibida pela Norma Técnica Brasileira (NBR) 5410, que determina as condições necessárias para instalações de baixa tensão.
 

CUIDADOS
 

O engenheiro indica que alguns cuidados domésticos podem evitar acidentes. Segundo ele, é recomendado que as trocas de chaves de temperatura só devem ser realizadas quando o aparelho estiver desligado e o tempo do banho quente também deve ser controlado.
 

MANUTENÇÃO
 

A manutenção periódica também é necessária para o bom funcionamento. Os orifícios do aparelho devem ser limpos de forma recorrente para que a pressão da água não danifique fisicamente o chuveiro. Para esse processo, é importante que o morador da residência desligue o disjuntor ou a chave geral de energia.

O professor finaliza, alertando que a resistência queimada jamais deve ser reaproveitada. “O uso de uma resistência queimada pode colocar em risco o usuário, além de acarretar outros danos”, completa.

O professor finaliza, alertando que a resistência queimada jamais deve ser reaproveitada. “O uso de uma resistência queimada pode colocar em risco o usuário, além de acarretar outros danos”, completa.


Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o sitee o blog.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa | Ideal H+K Strategies 

Eduardo Cedeño Martellotta

Jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Editor Geral, Redator e Repórter do Jornal do Brás (2004 a 2021). Co-autor e Prefaciador de livros e antologias da Editora Matarazzo. Autor do livro "Brás e seus Logradouros - origem e história". Trabalhou nas Rádios DaCidade AM e Terra AM. Criador e Editor do Portal E5 (2010 a 2021).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato