Por Eduardo Martellotta
Um visitante cósmico vindo de fora do Sistema Solar está intrigando cientistas e provocando muita curiosidade e discussões nas redes sociais. Batizado de 3I/ATLAS, o corpo "intruso" foi detectado em 1º de julho último e viaja a 226.800 quilômetros por hora (63 km/s) — a maior velocidade já registrada no Sistema Solar. Cálculos iniciais indicaram que ele tem cerca de 20 km de diâmetro.
Astrônomos afirmam que se trata, a princípio, de um cometa interestelar, mas um estudo polêmico de Avi Loeb, astrofísico de Harvard, sugere que o 3I/ATLAS possa ser uma “sonda alienígena” programada por uma civilização avançada. As redes sociais se encheram de teorias e especulações sobre a possibilidade de um provável contato extraterrestre. A NASA, então, está em pânico.
O objeto, que até o momento os cientistas não concluíram ser cometa (seu comportamento está anormal e ele tem luz artificial, segundo as últimas notícias), está a cerca de 436 milhões de quilômetros do Sol. Sua maior aproximação ocorrerá em 30 de outubro de 2025, quando passará próximo à órbita de Marte, a aproximadamente 1,4 unidade astronômica (210 milhões de quilômetros) de distância do Sol. Aguardemos os próximos capítulos desse misterioso objeto.
"""Acordem para a nova realidade! (só não acredita quem não quiser)."""
Foto retirada do site Gizmodo.
0 Comentários