Febre da internet, "morango do amor" pode prejudicar saúde bucal das crianças

Popular nas redes, doce pode causar fraturas e comprometer aparelhos ortodônticos, além de causar cáries, segundo especialistas

Ele está em todo lugar: nas redes sociais, nas vitrines das confeitarias, nas festas escolares e até nas lancheiras. O “morango do amor”, uma versão atualizada da maçã do amor, feita com morangos envoltos em uma camada crocante de caramelo, virou a sobremesa queridinha da vez. Mas, enquanto conquista paladares e curtidas, acende um alerta entre os profissionais de saúde bucal: o doce que viralizou na internet pode trazer riscos sérios aos dentes, especialmente os das crianças.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um comunicado nesta semana chamando a atenção para os perigos associados ao consumo do “morango do amor”. O aviso busca conscientizar a população sobre temas relacionados à odontologia e à prevenção de doenças bucais. Segundo o órgão, a casquinha que envolve o morango é extremamente dura e pegajosa, uma combinação que favorece fraturas dentárias, deslocamento de próteses e quebra de aparelhos ortodônticos.

Entre os mais vulneráveis, estão justamente as crianças. Em fase de troca de dentição, com dentes ainda em formação e, muitas vezes, em tratamento ortodôntico, elas são particularmente suscetíveis aos danos causados por alimentos muito duros ou aderentes.

“Esse tipo de doce pode causar traumas dentários sérios na infância”, alerta a odontopediatra Maria Clara Lembo, da Associação Israelita Fortunée de Picciotto. “As crianças têm dentes mais sensíveis, ou usam aparelho. O risco de fratura, deslocamento de peças e até lesões na boca existe. Além disso, o caramelo gruda com facilidade na no dente, o que aumenta o risco de cárie”.

O perigo não está apenas na mordida. O alto teor de açúcar da receita, aliado à aderência do caramelo, cria um ambiente favorável à proliferação de bactérias causadoras de cárie, especialmente quando a escovação não é feita de forma imediata e eficiente.

Os especialistas recomendam cautela no consumo, principalmente entre o público infantil. Orientar o corte do doce em pedaços menores, evitar a mordida direta e aumentar os cuidados com a higiene bucal após o consumo são medidas simples que podem prevenir danos. Para crianças com aparelhos, a recomendação é evitar completamente alimentos com essas características. “Em caso de algum acidente, a recomendação é procurar um dentista”, comenta a odontopediatra. 

“Após consumir alimentos açucarados e pegajosos como o ‘morango do amor’, a escovação cuidadosa e o uso do fio dental são fundamentais para remover resíduos e prevenir a formação de cáries. Esses cuidados simples, porém essenciais, ajudam a manter a saúde bucal, principalmente em crianças, que estão mais suscetíveis a danos e infecções”, ressalta a odontopediatra Maria Clara Lembo.

Sobre a Associação Israelita Fortunée de Picciotto
A Associação Israelita Fortunée de Picciotto é uma obra social, sem fins lucrativos, de iniciativa privada, fundada em 2014 pelo Sr. Vivian de Picciotto. Ele transformou o sonho de criança, que começou nos anos 1950, no Líbano, em realidade. Inspirado pela filantropia praticada por sua mãe durante toda a vida, o empresário viu no Brasil, país que o acolheu, a oportunidade de oferecer um sorriso saudável para crianças em situação de vulnerabilidade social. Hoje já são mais de 100 mil atendimentos realizados pela instituição.
Mais informações:https://www.pt.associacaofortunee.com 

Fonte: Bendita Imagem
Eduardo Cedeño Martellotta

Jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Editor Geral, Redator e Repórter do Jornal do Brás (2004 a 2021). Coautor e Prefaciador de livros e antologias da Editora Matarazzo. Autor dos livros "Brás e seus Logradouros: origem e história", "Vamos falar de Jundiaí?", "Anos 90 Palmeirenses: Da Quebra do Tabu à Conquista da América", "21 Contos nos Bairros de São Paulo" e "O Rádio é Eterno: Da origem aos dias atuais". Trabalhou nas Rádios DaCidade AM e Terra AM. Criador e Editor do Portal E5 (2010 a 2025).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem