Do facebook às ruas, as lições das manifestações pelo país




(*) Carlos Neder

É preciso saudar, com entusiasmo, a atual presença dos jovens na militância política. E elogiar a realização das manifestações em São Paulo, que tiveram desdobramentos nas principais capitais brasileiras. Nós, que vimos nossos filhos indo às ruas, devemos nos sentir orgulhosos.

Considerados por muitos alienados e individualistas, os jovens mostraram que é preciso renovar a cultura e os hábitos políticos do país. À reivindicação inicial sobre o reajuste da tarifa dos transportes públicos, que ficam devendo e muito em qualidade, somaram-se outras questões, como o combate à corrupção e melhorias na saúde e na educação.

As manifestações colocam em xeque nossa própria geração. Para quem ajudou a formar partidos de esquerda democráticos e se propôs a organizar a população das mais diversas maneiras, estamos sendo questionados na forma como nos organizamos na sociedade e nos propomos a transformá-la. 

Os jovens, que eram criticados por ficarem presos ao facebook, a um mundo virtual, lotaram as avenidas cobrando, de modo coletivo, a melhor destinação dos recursos provenientes dos impostos que pagamos.

Não devemos nos contrapor à participação dos jovens. Temos, isso sim, de articular essa força que vem das ruas e as expectativas que estão sendo geradas para promovermos uma renovação da democracia, dos partidos, das eleições, dos mandatos parlamentares e das políticas públicas.

Precisamos preservar e incentivar essa alegria que veio das ruas e resultou na redução da tarifa em São Paulo. Afinal, é justamente dela que vemos a esperança de um país melhor.

(*) O autor é médico e deputado estadual (PT). Contatos: www.carlosneder.com.br / deputadoneder@al.sp.gov.br




Postar um comentário

0 Comentários

Web Rádio E5 24h

Web TV E5



Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.

Arquivo do Rádio

Câmeras CET - São Paulo-SP

Câmera São Paulo-SP