COVID-19: Saiba mais sobre a nova variante

 

Delta está presente em mais de 130 países e é a responsável pelo aumento do número de infecções da COVID-19



Estudos alertam que, apesar de sermos em mais de 54 milhões de pessoas vacinadas com a dose completa da vacina contra a COVID-19 no Brasil – representando o equivalente a 25,80% da população - nesse momento, devem ser mantidos todos os cuidados necessários, devido ao avanço substancial da nova variante do vírus.

De acordo com o Infectologista do Grupo São Cristóvão Saúde, Dr. Jorge Isaac Garcia Paez, casos sobre a variante, denominada Delta, já foram comprovados no Brasil, inclusive na cidade de São Paulo. Trata-se de uma nova linhagem do vírus, com mutações genéticas múltiplas, que o torna mais transmissível e que, conforme o CDC - Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, é mais contagiosa e pode levar novamente ao alto índice de internações, principalmente em pessoas não vacinadas ou que estão com a vacinação incompleta. A nova variante já foi constatada em mais de 130 países, sendo a responsável pelo aumento de infecções da COVID-19, segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde. Por isso, a luta contra o novo Coronavírus continua.

“Para se prevenir de todas as variantes da COVID-19 é preciso que cada um faça a sua parte, mantendo as medidas de prevenção diariamente, como evitar aglomerações e lugares fechados, higienizar constantemente as mãos, fazer o uso de máscara de proteção, manter ventilação frequente nos ambientes e tomar a vacina contra essa doença que, há mais de um ano e meio, assola o mundo”, alerta o Infectologista.

Como saber se é resfriado ou Covid-19? Dr. Jorge afirma que somente os testes clínicos podem detectar a presença do novo coronavírus no organismo. Para isso, é necessário realizar o RT-PCR ou Teste Rápido, caso apresente sintomas como nariz escorrendo ou coriza, dor de garganta, dor de cabeça ou indisposição.

Sobre os mitos que envolvem a eficácia ou não de determinadas marcas de vacina contra a doença, o profissional adverte. “Todas as vacinas disponíveis na Rede Pública de Saúde são comprovadamente eficazes contra a COVID-19 e a dose completa é eficaz contra a Variante Delta. Por isso, vacine-se. Cuide de você e de quem você ama!”, finaliza.

 

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP - Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.

Fonte: PR Consulting Americas


Eduardo Cedeño Martellotta

Jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Editor Geral, Redator e Repórter do Jornal do Brás (2004 a 2021). Co-autor e Prefaciador de livros e antologias da Editora Matarazzo. Autor do livro "Brás e seus Logradouros - origem e história". Trabalhou nas Rádios DaCidade AM e Terra AM. Criador e Editor do Portal E5 (2010 a 2021).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem