Aumento de incidência de baratas exige cuidados - Portal E5

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Aumento de incidência de baratas exige cuidados

Home office e maior tempo em casa levaram a aumento de lixo doméstico, condição ideal para proliferação de pragas urbanas



Embora a quarentena devido à Covid-19 tenha terminado em várias cidades do Brasil, a rotina de parte dos brasileiros não voltou ao normal. Muitos continuam no esquema de home office e alguns seguem com os filhos estudando de casa.

Esses novos hábitos levaram a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas (Aprag) a emitir alertas sobre o aumento da circulação de pragas urbanas - ratos, baratas e outros vetores - próximo às residências, uma consequência direta do maior volume de lixo gerado nos lares, o que cria o ambiente propício para a proliferação dessas pragas.

"A sociedade se adaptou, aprendeu a cozinhar mais por conta própria ou a aumentar o número de vezes que compra comida via delivery. Com as escolas fechadas e as crianças em casa, os lanches também se tornaram frequentes, ocasionando um acúmulo de migalhas de alimentos em móveis, estofados e no chão de casa", diz Maria Fernanda Zarzuela, bióloga e coordenadora de Field Solutions da Bayer.

Neste contexto, é imprescindível que as famílias adotem hábitos para manter a casa livre de baratas. Segundo Maria Fernanda, é preciso manter os ambientes limpos, arejados e, sempre que possível, fechar bem o saco de lixo, colocando-o fora de casa o quanto antes. "Esta cautela é necessária porque pragas e insetos são resistentes e se reproduzem com facilidade em ambientes úmidos e escuros. Também é fundamental armazenar os alimentos dentro de potes bem fechados, colocados em geladeiras ou armários", alerta a especialista.

Visitas indesejadas

Com a proximidade da primavera e o aumento das temperaturas, é preciso redobrar a atenção com as baratas. Com o calor, estas pragas urbanas se multiplicam com velocidade e entram nas casas em busca de alimento como restos de comida, plantas murchas, animais em decomposição, entre outros.

Além de provocar asco, as baratas estão associadas a uma série de doenças. Uma delas é a asma, uma vez que os restos de baratas mortas e outras secreções do inseto são alérgenos, provocando reações respiratórias nas pessoas que sofrem com alergias e problemas respiratórios.

"Cerca de 80% das crianças asmáticas que vivem em áreas urbanas são sensíveis aos componentes das baratas. Muitas vezes, tal irritabilidade é maior do que as produzidas por ácaros ou outros animais", diz a bióloga. A presença desses insetos também pode ocasionar outros problemas como diarreia, febre, micoses, vômito, infecção urinária e alimentar.

No Brasil, as espécies de baratas mais recorrentes são a de esgoto e a francesinha. A primeira, como o próprio nome já diz, habita em galeria de esgotos, lixos, caixas de gordura e outros locais insalubres. Em média, ela tem cinco centímetros de comprimento e costuma sair de ralos, lixos, tubulações ou vir pela janela. "Para uma prevenção efetiva, o ideal é vedar estes lugares com tela", orienta a bióloga. Já a barata francesinha é menor, usualmente encontrada dentro de armários, na borracha de vedação de geladeiras, atrás de móveis e frestas.

Se mesmo com medidas de prevenção os insetos continuarem aparecendo, é possível recorrer a produtos como inseticidas. A Bayer, por exemplo, tem em seu portfólio a marca K-Othrine® que possui uma linha completa de combate à essas pragas. Com produtos em forma líquida, gel ou pó que podem ser aplicados em diversos locais da casa para prevenir o aparecimento ou combater infestações já existentes de baratas, formigas, moscas e até mesmo pulgas. De fácil manuseio e aplicação, as soluções podem proteger a casa por até três meses sem oferecer riscos à saúde dos moradores ou pets existentes na residência.


125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor - e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: https://www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.


Fonte: jeffreygroup

 


Nenhum comentário:

Web Rádio E5 Ao Vivo

Compre o livro "Vamos falar de Jundiaí?"

"Vamos falar de Jundiaí?", 2° livro solo de Eduardo Martellotta

Meu segundo livro solo, "Vamos falar de Jundiaí?" traz a história desta linda e pujante cidade do interior de SP, conhecida como a...

Web TV E5



Câmeras CET - São Paulo-SP

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Arquivo do Rádio

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.