Mundo está sofrendo as consequências do aquecimento global - Portal E5

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Mundo está sofrendo as consequências do aquecimento global

 • O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontou um aumento de 1,07º na temperatura do planeta;

• Greenfinity Foundation alerta sobre elevação da temperatura e dá dicas para frear as consequências mais drásticas;
• Conheça alguns dos projetos da Greenfinity Foundation pelo mundo

São Paulo, 02 de setembro de 2021 - Recentemente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apresentou seu mais recente relatório climático global e as conclusões mostram uma situação alarmante de aviso sobre uma perda iminente de controle acerca do aquecimento global - o relatório apontou um aumento de 1,07º na temperatura do planeta. Os efeitos desse descontrole já tem se apresentado em diversas partes do globo, com enchentes mais devastadoras, como no Tennessee; incêndios de proporções assustadoras, como o que está acontecendo na Grécia; furacões, como o que devastou o Haiti, entre outros fenômenos que estão acontecendo de forma mais intensificada e incomum, até então.

De acordo com o relatório do IPCC, algumas consequências do aquecimento global já são "irreversíveis" - incluindo a elevação do nível do mar e o derretimento das geleiras. Além disso, já é previsto para 2030, dez anos antes do estimado anteriormente, um aumento de 1,5 graus no aquecimento global.

Nessa corrida para frear as mudanças climáticas, ONGs com foco em sustentabilidade, como a Greenfinity Foundation, instituição sem fins lucrativos e que se dedica a apoiar projetos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, estão reforçando suas ações e projetos, além de ressaltar a importância das pequenas ações individuais, que cada um pode fazer mesmo dentro de casa e que fazem a diferença no coletivo.

Segundo a Greenfinity, a dica para quem quer colaborar, ajudando a evitar um maior aquecimento, e não sabe como é: comece examinando mais de perto o seu próprio estilo de vida e pense em como é possível adaptar o seu cotidiano para torná-lo mais sustentável, como por exemplo, separar o lixo e fazer o descarte correto, priorizar materiais e utensílios reutilizáveis ao invés dos descartáveis. Também é importante direcionar apoio a medidas de proteção do clima, como projetos em prol do meio ambiente.

Algumas das ações da Greenfinity Foundation pelo mundo:

• Reflorestamento no Corredor de Biodiversidade do Araguaia, no Brasil

Este projeto atua com foco no plantio de árvores nativas em larga escala para apoiar o reflorestamento do Corredor de Biodiversidade do Araguaia no Brasil, em parceria com outras instituições como a Black Jaguar. O Corredor é uma área de superfície de 2.600 quilômetros de extensão e 40 quilômetros de largura, situado ao longo das margens do rio Araguaia, que conecta dois dos mais importantes ecossistemas do mundo: a Floresta Amazônica e a savana do Cerrado.

A Floresta Amazônica processa mais de dois milhões de toneladas de CO2 anualmente e, com isso, ajuda muito no combate do avanço das mudanças climáticas. Com números recordes de incêndios florestais nos últimos anos, o número de árvores está diminuindo drasticamente, como resultado, menos oxigênio pode ser produzido, agravando a situação do aquecimento global. Por isso que o projeto visa plantar o maior número de mudas para ajudar no reflorestamento da região.


• Construção de sistema fotovoltaico para levar energia a escola no México

A Greenfinity está trabalhando num projeto para instalar painéis solares na Escola para el Futuro, no México, garantindo que os alunos tenham acesso a uma fonte de energia limpa e acessível. Além disso, o projeto prevê uma ampliação das instalações da escola. As reformas estão em andamento desde o outono de 2018 e irá incluir uma pré-escola, um jardim de infância com playground e um jardim. Os novos edifícios estendem-se por uma área de 800 metros quadrados.

• Limpeza da reserva natural de La Timpa, na Itália

No dia 27 de junho, a Greenfinity se associou à ONG italiana Plastic Free para um evento de limpeza na reserva natural "La Timpa", na região de Acireale. O evento foi um grande sucesso, contando com muitos voluntários dedicados que ajudaram a limpar a costa, removendo um total de 300 quilos de lixo plástico.

• Construção de poços artesianos no interior da Bahia, no Brasil

Em fevereiro deste ano, o ONG concluiu a entrega de 76 novos poços artesianos na região que o projeto Água para Bahia atua em Barras, na Bahia. O lençol freático na região é relativamente alto e, portanto, há água subterrânea suficiente para abastecer as pessoas que vivem na região, mas eles não tinham a infraestrutura necessária para receber essa água limpa. O objetivo central deste projeto é ajudar as pessoas desta região, construindo uma perspectiva melhor de futuro e a possibilidade de uma vida autossuficiente. O acesso à água potável não apenas evita o surgimento de doenças, ainda mais agora durante a pandemia, mas também dá às pessoas a oportunidade de cultivar seus próprios alimentos e garante o sustento dos agricultores.

A Greenfinity Foundation já entregou um total de 342 poços no Estado, fornecendo água limpa para cerca de 4.500 pessoas.

Esses e outros projetos da instituição são financiados por meio de contribuições na forma de doações de pessoas físicas e jurídicas. Entre as empresas, a principal mantenedora é o grupo myWorld, programa líder mundial de benefícios, presente em 55 países do mundo, inclusive no Brasil. "Isso que conseguimos fazer, principalmente em 2020 com tantas adversidades, só foi possível devido às muitas pessoas que continuaram apoiando nossos projetos durante este período desafiador", ressalta Stephanie Adler-Fürntrath, Presidente da Greenfinity Foundation, que comenta que o objetivo do projeto Água para a Bahia é construir 1000 poços para poder abastecer um número ainda maior de pessoas na região com água potável. "Para que isso seja possível, no entanto, dependemos de doações. Cada doação é importante e nos ajuda a nos aproximarmos desse objetivo", finaliza ela.


Dia da Limpeza promovido pela Greenfinity Foundation, no Parque Cemucam, em Cotia, SP (2019) | Divulgação / Greenfinity Foundation

Várias famílias são beneficiadas pelo projeto Água para a Bahia, no interior do Estado | Divulgação/ Greenfinity Foundation



Sobre a Greenfinity Foundation

Fundação Greenfinity é uma associação de caridade sediada em Graz, na Áustria. Sob o lema "Juntos pelo nosso mundo. Um futuro juntos", a Fundação Greenfinity vem implementando projetos de sustentabilidade ambiental e climática em todo o mundo, desde sua fundação em 2011. Além disso, a Fundação apoia medidas para proteção climática, preservação de habitats naturais e redução de gases de efeito estufa na atmosfera. A Greenfinity trabalha em estreita colaboração com parceiros locais e grupos ambientais nacionais e internacionais, garantindo que todas as doações sejam utilizadas de maneira eficiente e sustentável, construindo uma base importante para a proteção a longo prazo do meio ambiente.


Sobre a MyWorld

A myWorld é um consórcio que reúne uma ampla gama de marcas e empresas. Com seu Programa de Benefícios, a myWorld oferece a 15 milhões de consumidores, atraentes Benefícios de Compras, como Cashback e Shopping Points, em 150.000 Parceiros em todo o mundo, assim como no Marketplace Online da myWorld. Já os Parceiros myWorld se beneficiam de eficientes programas de fidelidade do cliente. Algumas das subsidiárias da myWorld incluem o provedor de serviços de negócios, a myWorld 360 AG e a plataforma de viagens, a travelWorld. Como parte de suas atividades de Responsabilidade Social Corporativa, a myWorld apoia projetos educacionais e ambientais implementados pela Child & Family Foundation e pela Greenfinity Foundation. Atualmente, a myWorld está representada em 55 países. Mais informações podem ser encontradas em myWorld.com.


Entrega de poços artesianos pela Greenfinity Foundation em Barras, na Bahia | Divulgação/ Greenfinity Foundation

Fonte: JB Press House


Nenhum comentário:

Web Rádio E5 Ao Vivo

Compre o livro "Vamos falar de Jundiaí?"

"Vamos falar de Jundiaí?", 2° livro solo de Eduardo Martellotta

Meu segundo livro solo, "Vamos falar de Jundiaí?" traz a história desta linda e pujante cidade do interior de SP, conhecida como a...

Web TV E5



Câmeras CET - São Paulo-SP

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Arquivo do Rádio

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.