Muita chuva e pouco planejamento - Portal E5

segunda-feira, 14 de março de 2022

Muita chuva e pouco planejamento

 

 


Luiz Augusto Pereira de Almeida*

Foto: Divulgação

 

As mudanças climáticas, segundo distintos estudos científicos, têm provocado impactos nos regimes pluviométricos. É verdade. Porém, não ainda numa proporção que justifique as tragédias anuais a que temos assistido no Brasil, que se repetem, neste verão de 2022, em Petrópolis, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e outras regiões, com a perda de vidas, centenas de famílias desabrigadas, riscos à saúde pública e imenso prejuízo material e financeiro. Chuvas intensas, independentemente do aquecimento da Terra, sempre atingiram nosso Brasil tropical.

 

Assim, é preciso encarar a realidade: o aumento de ocorrências de enchentes, deslizamentos e quedas de barreiras, desabamentos de casas penduradas em morros ou localizadas à beira de mananciais tem uma causa muito clara e indisfarçável, que é o uso e a ocupação irregular e desordenada do solo. O crescimento demográfico sem planejamento urbano empurra cada vez mais famílias para moradias precárias, situadas em locais impróprios, com o desmatamento de encostas, assoreamento de rios e aterramentos equivocados. É o cenário perfeito para que a natureza promova a seu modo o rearranjo de águas e terras, à revelia dos seres humanos.

 

O uso e a ocupação desordenados do solo provocam a devastação de mananciais hídricos e da vegetação, na esteira de numerosas invasões de terrenos que deveriam ser preservados. Mais recentemente, essa atividade ilegal passou a ser exercida pelo crime organizado, que ocupa amplas áreas, desmata e faz loteamentos clandestinos, comprados por milhares de pessoas, que muitas vezes sequer desconfiam das irregularidades.


Faltam no Brasil 7,7 milhões de moradias para que a população exercite o direito a condições dignas de vida, segundo mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE). Além disso, estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revela que o déficit habitacional vem aumentando, principalmente a partir de 2013. Assim, além dos esforços já empreendidos pela União, estados e municípios, novas políticas públicas de incentivo ao capital privado são prementes no setor.

 

É preciso, ainda, alterar em termos estruturais e conceituais os planos diretores dos grandes municípios, para que volumosos contingentes populacionais deixem áreas de risco e tenham condições adequadas de moradia. É necessário que legislações ambientais sejam revistas para que o uso do solo seja mais bem aproveitado. As mais avançadas tendências relativas à ocupação das áreas urbanas recomendam maior adensamento, recuperação de espaços centrais para habitação e revisão dos protocolos de verticalização das construções.

 

São Paulo, maior metrópole brasileira e uma das mais populosas do mundo, é um exemplo. Recentemente, aprovou-se no município a Lei do Retrofit (nº 17.577/2021), pendente de regulamentação, que estabelece incentivos fiscais e construtivos para o reaproveitamento de imóveis na região central da cidade. A proposta é aumentar investimentos e a oferta de moradia. Segundo um levantamento da SPUrbanismo (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento), cerca de três mil imóveis são elegíveis para o programa. Trata-se de iniciativa louvável e deverá, em poucos anos, levar muitas famílias a residirem no antológico centro velho da capital paulista, que já conta com total infraestrutura urbana, comercial e de serviços. Ou seja, vida com qualidade. Mas, isso é muito pouco, dado o déficit habitacional e as moradias em situação de risco.

 

Num olhar para todo o País, encontra-se em formulação, no Governo Federal, a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), ainda incipiente. Seus propósitos, contudo, são pertinentes e podem estabelecer alguns parâmetros para ações mais efetivas das unidades federativas: reduzir as desigualdades socioespaciais nas escalas intraurbana e supramunicipal, fornecendo apoio, suporte técnico e subsídios nessa área aos municípios. Que o projeto prospere.

 

Este 2022 eleitoral renova a oportunidade de se discutir o problema grave do uso e ocupação irregular do solo e do déficit de moradias dignas no Brasil. Solucioná-lo é um compromisso prioritário dos que forem eleitos. O planejamento urbano precisa ser contemplado de modo efetivo nas políticas públicas. Se não revirmos já o modo como (não) temos encarado o desafio, continuaremos perplexos diante da TV, a cada verão, assistindo à natureza cobrar seu amargo preço pelos nossos erros históricos.

 

*Luiz Augusto Pereira de Almeida é diretor da Sobloco Construtora e membro do Conselho Consultivo do SECOVI.

 


Fonte: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação 

Nenhum comentário:

Web Rádio E5 Ao Vivo

Compre o livro "Vamos falar de Jundiaí?"

"Vamos falar de Jundiaí?", 2° livro solo de Eduardo Martellotta

Meu segundo livro solo, "Vamos falar de Jundiaí?" traz a história desta linda e pujante cidade do interior de SP, conhecida como a...

Web TV E5



Câmeras CET - São Paulo-SP

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Arquivo do Rádio

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.