Junho Laranja: Atenção com as doenças do sangue! - Portal E5

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Junho Laranja: Atenção com as doenças do sangue!

                          Foto: Biocenter Laboratório

Campanha alerta sobre a prevenção e o tratamento da anemia e leucemia

Este mês é marcado pela Campanha Junho Laranja que tem como objetivo chamar atenção e discutir doenças que tem o sangue como protagonista, como a anemia e leucemia. A ação busca incentivar o diagnóstico correto e precoce para o tratamento.

O médico patologista e professor do curso de Medicina da faculdade Pitágoras, Raimundo Nonato Góis Junior, destaca a importância do Junho Laranja para informar a sociedade sobre alterações hematológicas. “As anemias e leucemias são duas condições patológicas que ainda trazem muitas dúvidas por parte da população. Além disso, a campanha visa conscientizar a população sobre a necessidade da doação de sangue e medula óssea”, explica o especialista.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que para cada ano do triênio 2020-2022 serão diagnosticados mais de 10 mil casos novos de leucemia no Brasil, sendo 5.920 em homens e 4.890 em mulheres. A doença em homens ocupa a sétima posição na região Nordeste (5,02/100 mil).

“A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais”, detalha o especialista.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (LLC). Segundo o médico, na maior parte das vezes, os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentam nenhum fator de risco conhecido que possa ser modificado. Por isso, a maioria dos casos de leucemia não podem ser evitados.

“No entanto, o estilo de vida saudável e o acompanhamento médico periódico contribuem para evitar fatores de risco, como por exemplo o tabagismo, que se correlaciona com aumento do risco de leucemia mieloide aguda. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor em fase inicial e possibilitar maior chance de tratamento”, sinaliza o patologista.

Após a confirmação diagnóstica, diversas modalidades terapêuticas podem ser empregadas de acordo com os aspectos clínicos do paciente (idade, presença de outras doenças, capacidade de tolerar a terapia) e do subtipo da leucemia. Segundo o médico, o transplante de medula óssea não está indicado em todos os casos, mas é uma ferramenta promissora para o tratamento e cura de pacientes com leucemia.

“O tratamento visa destruir as células leucêmicas para que a medula óssea volte a produzir células normais. Nas leucemias agudas, o processo de tratamento envolve quimioterapia, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea, que consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de retomada de uma produção na medula de células saudáveis”, explica o especialista.

Para ser um doador de medula óssea é necessário fazer o cadastro nos hemocentros conhecidos como bancos de sangue públicos. Os dados são agrupados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

“O voluntário à doação irá assinar um termo de consentimento e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue do doador. É necessário apresentar o documento de identidade. A doação de sangue, assim como de medula óssea, deve ser incentivada na nossa população, aumentando a chance de salvar mais vidas com esse ato solidário”, pontua o especialista.


Atenção com a anemia

A anemia é provocada pela queda de hemoglobina no sangue, dificultando o transporte de oxigênio. Um dos principais causadores da baixa nos níveis de hemoglobina podem ser a falta de ferro ou a carência de nutrientes como zinco, vitamina B12. “Os principais sinais e sintomas são fadiga, falta de ar aos mínimos esforços ou em repouso, palpitações, sonolência e confusão mental, podendo ter como consequência a diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado e retardamento do crescimento”, alerta Raimundo Nonato.

Para o tratamento é necessário realizar o correto diagnóstico e definir a causa que levou ao processo anêmico. “Essas indicações são muito específicas e necessitam de acompanhamento médico, envolvendo a reposição de sulfato ferroso, vitaminas e em alguns casos até mesmo a transfusão sanguínea”, detalha o especialista.

Para a prevenção, o Ministério da Saúde recomenda uma série de ações voltadas para o controle da anemia, como: acompanhamento médico de rotina pediátrico e adulto; o incentivo à amamentação exclusiva durante os primeiros seis meses de vida da criança; a promoção da alimentação complementar saudável e a suplementação profilática com ferro para crianças de seis a 24 meses de idade, gestantes e mulheres no pós-parto.  


Fonte: Idealhks

 


Nenhum comentário:

Web Rádio E5 Ao Vivo

Compre o livro "Vamos falar de Jundiaí?"

"Vamos falar de Jundiaí?", 2° livro solo de Eduardo Martellotta

Meu segundo livro solo, "Vamos falar de Jundiaí?" traz a história desta linda e pujante cidade do interior de SP, conhecida como a...

Web TV E5



Câmeras CET - São Paulo-SP

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Arquivo do Rádio

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.