Rea Tech realça sucesso - Portal E5

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Rea Tech realça sucesso

Com grande presença de público, foi realizada, de 12 a 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, a Rea Tech Brasil – 11ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que realçou o sucesso dos anos anteriores, trazendo as últimas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para os portadores de deficiência física, em cerca de 300 expositores.
Vale destacar que, na cerimônia de abertura da feira, foi assinado um acordo entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, que oficializou a realização das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo, de 15 a 20 de outubro.
O evento foi uma realização e promoção do Grupo CIPA/Fiera Milano, com participação do Jornal do Brás.

Cobertura jornalística: Eduardo Cedeño Martellotta

Censo Inclusão 2012

Márcia Marolo (foto), pedagoga e coordenadora geral de projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, destacou, na Feira Rea Tech, que a secretaria tem como foco principal o Censo Inclusão 2012, primeiro Censo da história de São Paulo direcionado às Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, do qual ela é presidente do grupo de trabalho.
Márcia explicou que foram enviados 2 milhões e 400 mil formulários para todos os domicílios do município pelo cadastro do IPTU. A ideia é obter dados para o Censo Inclusão, através de um cadastro e 26 perguntas, o que pode ser feito também pela internet, através do site http://www.censoinclusao.sp.gov.br. A data limite para preenchimento é 21 de maio. A pessoa deve devolver pelo correio o formulário. As despesas são pagas pela Prodam, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de São Paulo. “Até o final de dezembro, iremos disponibilizar os primeiros dados”, disse Márcia.
O censo poderá ajudar na implementação e reforço de políticas públicas, reforçou ela. A secretaria, localizada na rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, atende pelo fone 3913-4000. O atual secretário é Antonino Grasso.

Cinema com Acessibilidade nas escolas

Outra novidade na feira foi o Cinema Inclusão, um projeto desenvolvido pela Organização da Sociedade Civil (OSCIP) Mais Diferenças, que trabalha as questões de educação e cultura. O coordenador geral Luiz Henrique Mauch, contou, em entrevista ao Jornal do Brás, que, por meio desse projeto, é disponibilizado um acervo de filmes de curta-metragem acessíveis, contando com recursos de áudio e descrição, legenda para surdos e sinalização de janela de libra.
O objetivo, disse Mauch, é trazer, para dentro do universo das escolas, a ferramenta do cinema como uma perspectiva de incentivo à produção áudio-visual e nos processos de inclusão. “Para que consigamos, através dos filmes, sensibilizar nos alunos, a importância da inclusão das pessoas com deficiência”, completou.
O Cinema Inclusão foi implementado na rede pública de Cajamar, Osasco e Guarulhos.
Ele ressaltou que o projeto pode ser desenvolvido em qualquer espaço de cultura ou ainda em escolas privadas e públicas. “A ideia é que o professor, com a caixa, consiga exibir todas as sessões e fazer as discussões pertinentes”, disse o gaúcho Mauch.
Contatos através do fone 3881-4610 ou pelo e-mail md@md.org.br.

Esportes Paraolímpicos

Outras importantes participações na feira foram o Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Associação Desportiva para Deficientes – ADD, que fizeram demonstrações de basquete, vôlei, corrida e bocha para deficientes, na ADD Sports Arena, montada no Centro de Exposições Imigrantes.




Tiago Ribeiro, na foto com o amigo Paulo, participa da equipe de vôlei paraolímpico e fez demonstrações do esporte para o público presente. Ele atua pela equipe Tottus do CPSP – Clube dos Paraplégicos de São Paulo.
“O evento é maravilhoso e mostra um mundo que as pessoas não conhecem, que é o da deficiência”, disse ele, que participa há três anos consecutivos na feira Rea Tech. 














Bradesco









Itaú












FIAT










Ford











Volkswagen











Avape











EMTU











AACD












Comitê Paraolímpico Brasileiro

Nenhum comentário:

Web Rádio E5 Ao Vivo

Compre o livro "Vamos falar de Jundiaí?"

"Vamos falar de Jundiaí?", 2° livro solo de Eduardo Martellotta

Meu segundo livro solo, "Vamos falar de Jundiaí?" traz a história desta linda e pujante cidade do interior de SP, conhecida como a...

Web TV E5



Câmeras CET - São Paulo-SP

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Arquivo do Rádio

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.