Anuncie ! 728x90

Breaking

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

FPT completa Jubileu de Prata em prol do Truco


Esporte tem o dogma de fazer amizades



Por Eduardo Cedeño Martellotta

O paulista de Boituva Milton George Thame, 72 anos (na foto ao centro), é presidente da Federação Paulista de Truco – FPT, entidade fundada em 14 de novembro de 1987, completando, portanto, 25 anos de história em prol do Esporte Caboclo.
A FPT representa cerca de 10 milhões de truqueiros em todo o Estado de São Paulo, amantes do truco, esse fascinante jogo de baralhos caracterizado pelo grito durante as partidas.
Thame explica que atualmente em 80% do Brasil se joga truco. “De cada dez caipiras, onze são campeões de truco”, costuma dizer.

                             Copa Campo Limpo de Truco, último torneio realizado pela FPT

O truco, segundo ele, tem o dogma de entrelaçar as pessoas em clima de pampeirismo, formando novos amigos. Hoje muitos universitários jogam o truco. “O truco nasceu na palhoça, ganhou o asfalto, entrou na faculdade e virou doutor”, diz Thame. O esporte tem outra vantagem, a de integrar todas as classes sociais. “Ele mistura funileiros, engraxates, advogados e médicos. É uma farra organizada”, conta.
Durante as partidas, que acontecem em dupla ou trio, predomina a cordialidade entre os jogadores. “O truqueiro respeita o outro”.
São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina são os estados onde mais se joga truco, segundo ele. Existem, além da FPT, as outras federações nos respectivos estados. E, em menor quantidade, o truco se espalha ainda pelo interior dos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro.


                                     Equipe de árbitros da FPT com Milton George Thame


Paixão pelo truco vem da infância
A paixão de Thame pelo truco surgiu aos seis anos de idade. Ele viajava com o pai, mascate, na garupa de um cavalo, que costumava comercializar tecidos, em forma de permuta. “Voltávamos carregados de peixes, cabras e cabritos amarrados no cavalo. Meu pai cantava para mim, no caminho, e eu dormia nas costas dele. Ao chegar num lugar, ele cumprimentava as pessoas e tomava pinga de alambique. A imagem não sai da minha cabeça. As mulheres preparavam a comida: pedaços de leitoa, em fogão de lenha. Enquanto isso, jogavam truco e eu ficava assistindo. Eles usavam milho para marcar os tentos da partida.  Aí eu ficava fascinado pelo jogo”, lembra ele.
Com o passar do tempo, o pai o ensinou a jogar truco. “Certa vez ele me disse: um dia você vai cuidar do truco”.


O boituvense Thame começou a jogar truco aos 12 anos de idade com o próprio pai que lhe ensinou, apenas com o objetivo de fazer amizades. Por volta de 1959, foi morar em São Paulo, no bairro do Tatuapé, quando começou a frequentar clubes de bocha, malha e truco, onde tinha o costume de marcar o nome e o endereço de todos os amigos. “Parece que eu estava fadado a fundar um dia uma instituição em prol do truco”.  Thame se recorda que, embora fosse um jogo de diversão, em alguns lugares o truco era proibido.
Em 1977, ele participou do 1º Campeonato Estadual de Truco, promovido pela atual Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. No ano seguinte, sagrou-se campeão. “Isso me deu a força e os instrumentos para fundar a federação”. Naquela época, Thame acumulava as funções de jornalista, policial militar e assessor do então Secretário da Segurança Pública, Erasmo Dias.

Em 1980, fundou a Associação Paulista de Truco (hoje FPT), com repercussão nacional. Milton Thame tinha na época uma página inteira sobre o truco no jornal A Gazeta Esportiva, publicada às quartas-feiras e aos sábados.
Dois anos depois, o saudoso vice-governador Orestes Quércia, muito prestimoso com a cultura nacional, deixou a Secretaria Estadual de Esporte à disposição de Thame para que cuidasse do truco. “Lá eu fiz um trabalho muito grande em prol do truco”.

Jornal do Truco: Sucesso Nacional
Em 1984, Thame resolveu fundar o Jornal do Truco. “Foi um bombardeio. Todos os estados brasileiros recebiam o jornal, principalmente as Prefeituras e Câmaras Municipais”, lembra ele. 
O Jornal do Truco, com circulação mensal, não era só truco, abordava ainda bocha, malha, pesca, moda de viola e turismo. Em razão de problemas de saúde, ele parou a circulação do jornal em 1996. Mas anuncia que o jornal irá voltar em breve. “Haviam falecido dois companheiros meus, o editor Claudio Maiato e Onofre Leite, ambos do Jornal do Brás (em cuja sede também funciona a FPT) e do Jornal do Truco. Fiquei com os dois jornais sozinho, e quando realizei minha segunda cirurgia no coração, não tinha mais condições de tocar os dois veículos”.





O maior público do truco
Desde a sua fundação há 25 anos, a Federação Paulista de Truco promoveu centenas de campeonatos. O maior deles foi o Estadual de Prefeitos e Vereadores, em 1990, no Mart Center da Vila Guilherme. “Participaram 412 prefeitos e 3.700 vereadores de todo o Estado de São Paulo. E também vieram muitas caravanas de truqueiros do interior, totalizando 19.000 pessoas. Foi uma loucura. Jamais alguém vai fazer um campeonato de truco dessa envergadura”. Thame atribui o sucesso a uma promoção bem atrativa, oferecendo cachaça, chopp e churrasco grátis a todos os participantes. Foram três dias de evento. “Foi um pedido do então governador Orestes Quércia para ajudar o Fleury Filho a ser eleito. E foi graças ao truco e à FPT que Fleury conseguiu se eleger governador, fato confirmado depois por Quércia”, ressaltou.
Volkswagen, Copag (empresa fabricante de baralhos), Kaiser e Brahma foram os principais colaboradores da FPT. A Copag até hoje dá suporte à entidade com o fornecimento de baralhos. “Promovemos ainda um campeonato bem interessante para mecânicas e funilarias através da Volkswagen”, lembra Thame.

Regras do jogo
Aprender a jogar truco é fácil e rápido, garante ele, basta assistir a uma partida. Em relação às regras, as cartas obedecem a uma hierarquia de manilhas, valores e símbolos: paus, copas, espadas e ouro. “Se virar um cinco na mesa, ou seja, um tombo, as manilhas são o seis. O seis de paus é o zap, o seis de copas é chamado de sete copas, o seis de espadas é espadilha e o seis de ouro chama-se pica fumo. Depois vêm as cartas de menor valor: os três, os dois, os azes etc”.
O truco em um dia especial, criado em 1986, pelo então deputado Augusto Toscano – o Dia do Truco, comemorado por lei estadual no segundo domingo de julho de cada ano.
Thame salienta que a FPT está rigorosamente em dia perante o fisco municipal, estadual e federal. Realizou a Copa Campo Limpo de Truco em 29 de setembro de 2012. “E estamos trabalhando junto a outras subprefeituras da Capital para promover campeonatos nos bairros, em seus respectivos aniversários. Enquanto aguardamos também a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação para convidar a FPT a coordenar novamente os Jogos da Cidade, a Taça Cidade de São Paulo e a Virada Esportiva”, explica.
A Federação Paulista de Truco foi fundada na rua Piratininga, 841, e hoje está sediada na rua Rio Bonito, 104, bairro do Brás. O site da FPT é www.trucofpt.com.br, que contém a Cartilha do Truco e o Regulamento. Venha se filiar e jogar truco. Mais informações pelos fones 2692-6694/0081.

Jogo é Recreação Milenar
O truco é uma recreação milenar. A origem, segundo Milton George Thame, é desconhecida. Alguns afirmam que veio da Itália, com o baralho italiano, outros dizem que surgiu na Espanha (baralho espanhol) ou em Portugal (espadilha).
O desenvolvimento se deu no Brasil no final do século XIX, por volta de 1890, quando da vinda dos imigrantes italianos e espanhóis, que traziam o baralho de truco no bolso, como diversão. Eles desembarcaram no Porto de Santos, chegando na Hospedaria dos Imigrantes, no bairro do Brás. “Uns preferiram ficar no Brás, outros foram contratados pelos capatazes nas fazendas do interior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, levados como mão-de-obra”, conta Thame.




A palavra truco vem do italiano trucco, que significa truque, artimanha e catimba. O jogo é caracterizado pelo grito. “É o momento do blefe. O truco é hereditário, folclórico, eletrizante, e cheio de misticismo e de manhas. O grito é uma forma do jogador de ganhar a partida. O jogo domina o sorriso, quebra o gelo, protocolos e guerras. Desmancha intrigas. Faz as pessoas inimigas se abraçarem. O truco tem o dogma de fazer amizades”, explica o presidente Thame da FPT, finalizando a entrevista.

Nenhum comentário:

Web Rádio E5 24h

Web Rádio E5 no Spotify

Web Rádio BOA DEMAIS

Web TV E5 - Inscreva-se

Arquivo do Rádio

Arquivo do Rádio
Viaje no tempo e relembre áudios registrados ao longo da história do Rádio no Brasil

OVNIs e ETs

OVNIs e ETs
Site do Portal E5. Tudo sobre Ufologia

Jornal do Brás

Jornal do Brás - Últimas Notícias

Jornal do Brás no Facebook

Folha de S.Paulo - Em Cima da Hora

Notícias G1 - São Paulo-SP

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Categorias

rádio terra am boletins áudios apresentação site jornalista eduardo martellotta 70 anos ufologia entrevista jornalista eduardo martellotta edison boaventura júnior gug matérias antigas jornal do brás rádio tupi am serviços josé nello marques jornalista eduardo martellotta academia jovem de ouro giovanni andrade boxe ademir da guia divino entrevista matéria jornalista eduardo martellotta jornal do brás portal e5 adote animal cão gato cantor nahim sandra pandolfi alagamentos avenida celso garcia brás andreia capistrano representante misses brasil linda apagão rsu rede de sites unidos site fora do ar artigo carlos neder manifestações ruas brasil lições artigo célio pezza golpe artigo célio pezza vaticano vida extraterrestre artigo enio tatto corrupção metrô artigo max franco storytelling mídia artigo mário covas neto joão dória prefeitura são paulo artigo mário covas neto triste fila saúde artigo tenente dirceu cardoso artigo valor jornal de bairro pedro nastri associação comercial são paulo referendo desarmamento guilherme afif fleury filho 2005 banheiro shopping saddam hussein escrito blog histórias do pari jaime antonio ramos wordpress blog jornalista eduardo cm dois anos 2007 blogger jornalista eduardo martellotta são paulo brasil bola juiz futebol boletins rádio terra am jornalista eduardo martellotta boletins rádio terra am jornalista eduardo martellotta áudios bolivianos festa alasitas brás bombeiro tenente caetano 4 gb lapa projeto a praça e as bandeiras brás antigo hoje largo da concórdia brás considerações históricas econômicas culturais étnicas e geográficas jornalista eduardo martellotta cantinho saudade jornalista eduardo martellotta cantora sol entrevista jornalista eduardo martellotta carnaval 2009 anhembi jornalista eduardo martellotta grupo 1 uesp carnaval 2012 uesp anhembi carnaval 2015 grupo acesso colorado do brás carnaval 2015 grupo especial acadêmicos do tucuruvi carnaval 2015 grupo especial dragões da real carnaval 2015 grupo especial mancha verde carnaval 2015 grupo especial nenê de vila matilde carnaval 2015 grupo especial rosas de ouro carnaval 2015 grupo especial tom maior carnaval 2015 grupo especial águia de ouro carnaval 2018 grupo acesso colorado do brás volta especial carnaval anhembi grupo 1 uesp causos jornal do brás cd portal e5 pedro e mau cds dupla pedro e mau portal e5 celina castro canta encanta centro red bull station música shows artes são paulo colaboração revista clarinadas tabatinguera colorado do brás desfile carnaval 2008 anhembi uesp copa 2006 brasil austrália copa 2006 brasil croácia copa 2006 brasil frança copa 2006 brasil gana copa 2006 brasil japão copa 2006 imagens tv brasil gana copa 2010 brasil brasil coreia do norte copa 2010 brasil chile copa 2010 brasil costa do marfim copa 2010 brasil holanda copa 2010 brasil portugal copa 2014 atraso obras paulista estádio itaquera irrita ministro copa 2014 matéria 2007 copa do mundo 2014 início radial leste impostos corrupção miséria curso fotografia xi de agosto destaques edição 196 jornal do brás destaques edição 228 jornal do brás destaques edição 229 jornal do brás destaques edição 230 jornal do brás destaques edição 231 jornal do brás destaques edição 232 jornal do brás destaques edição 233 jornal do brás destaques edição 234 jornal do brás destaques edição 235 jornal do brás destaques edição 236 jornal do brás destaques edição 237 jornal do brás destaques edição 238 jornal do brás destaques edição 239 jornal do brás destaques edição 240 jornal do brás destaques edição 241 jornal do brás destaques edição 242 jornal do brás destaques edição 243 jornal do brás destaques edição 244 jornal do brás destaques edição 245 jornal do brás destaques edição 246 jornal do brás destaques edição 247 jornal do brás destaques edição 248 jornal do brás destaques edição 249 jornal do brás destaques edição 250 jornal do brás destaques edição 251 jornal do brás destaques edição 252 jornal do brás destaques edição 253 jornal do brás destaques edição 254 jornal do brás destaques edição 255 jornal do brás destaques edição 256 jornal do brás destaques edição 257 jornal do brás destaques edição 258 jornal do brás destaques edição 259 jornal do brás destaques edição 260 jornal do brás destaques edição 261 jornal do brás destaques edição 262 jornal do brás destaques edição 263 jornal do brás destaques edição 264 jornal do brás destaques edição 265 jornal do brás destaques edição 266 jornal do brás destaques edição 267 jornal do brás destaques edição 268 jornal do brás destaques edição 269 jornal do brás destaques edição 270 jornal do brás destaques edição 271 jornal do brás destaques edição 272 jornal do brás destaques edição 273 jornal do brás destaques edição 274 jornal do brás destaques edição 275 jornal do brás destaques edição 276 jornal do brás destaques edição 277 jornal do brás destaques edição 278 jornal do brás destaques edição 279 jornal do brás destaques edição 280 jornal do brás destaques edição 281 jornal do brás destaques edição 282 jornal do brás destaques edição 283 jornal do brás destaques edição 284 jornal do brás destaques edição 285 jornal do brás destaques edição 286 jornal do brás destaques edição 287 jornal do brás destaques edição 288 jornal do brás destaques edição 289 jornal do brás destaques edição 290 jornal do brás destaques edição 291 jornal do brás destaques edição 292 jornal do brás destaques edição 293 jornal do brás destaques edição 294 jornal do brás destaques edição 295 jornal do brás destaques edição 296 jornal do brás destaques edição 297 jornal do brás destaques edição 298 jornal do brás destaques edição 299 jornal do brás destaques edição 300 jornal do brás destaques edição 301 jornal do brás destaques edição 302 jornal do brás destaques edição 303 jornal do brás destaques edição 304 jornal do brás destaques edição 305 jornal do brás destaques edição 306 jornal do brás destaques edição 307 jornal do brás destaques edição 308 jornal do brás destaques edição 309 jornal do brás destaques edição 310 jornal do brás destaques edição 311 jornal do brás destaques edição 312 jornal do brás destaques edição 313 jornal do brás destaques edição 314 jornal do brás destaques edição 315 jornal do brás destaques edição 316 jornal do brás destaques edição 317 jornal do brás destaques edição 318 jornal do brás destaques edição 319 jornal do brás destaques edição 320 jornal do brás destaques edição 321 jornal do brás destaques edição 322 jornal do brás destaques edição 323 jornal do brás destaques edição 324 jornal do brás destaques edição 325 jornal do brás destaques edição 326 jornal do brás destaques edição 327 jornal do brás destaques edição 328 jornal do brás destaques edição 329 jornal do brás destaques edição 330 jornal do brás destaques edição 331 jornal do brás destaques edição 332 jornal do brás destaques edição 333 jornal do brás destaques edição 334 jornal do brás destaques edição 335 jornal do brás destaques edição 336 jornal do brás destaques edição 337 jornal do brás destaques edição 338 jornal do brás destaques edição 339 jornal do brás destaques edição 340 jornal do brás donald trump presidente estados unidos da américa eua usa duas grandes obras são paulo templo de salomão allianz parque e5 ganhadora cd dupla pedro e mau edições jornal do brás 2006 eleições 2006 geraldo alckmin entrevista aécio neves psdb entrevista rádio kalapalo japão jornalista eduardo martellotta escola de samba colorado do brás campeã grupo 1 uesp estreia tv digital brasil globo futebol jogos pan americanos 2007 exercício jornalismo erros situações embaraçosas falta ética exposição viver ver rever barra funda memorial américa latina família martellotta livro federação paulista truco fpt jubileu de prata matéria jornalista eduardo martellotta feira da madrugada brás rádio terra am áudios boletins feira da madrugada brás vereadores barrados fernando haddad prefeito eleito 2012 pt festa são vito brás santo antônio do pari imigrante museu flotillas méxico ufos ovnis ets folha de s.paulo amigos reencontro mauricio de sousa carlos brickman luis nassif ricardo kotscho aggio jr almoço fotos desfile carnaval 2013 grupo 1 uesp sambódromo anhembi fotos externas obras allianz parque jornalista eduardo martellotta fotos jornalista eduardo martellotta famosos freud tv record balanço geral geraldo luís ganhadora cd pedro e mau arlete portal e5 godoy árbitro xingamento band guarda luizinho mappin praça ramos orientação educação trânsito matéria jornalista eduardo martellotta história das copas 1930 história das copas 1934 história das copas 1938 história das copas 1950 história das copas 1954 história das copas 1958 história das copas 1962 história das copas 1966 história das copas 1970 história das copas 1974 história das copas 1978 história das copas 1982 história das copas 1986 história das copas 1990 história das copas 1994 história das copas 1998 história das copas 2002 história das copas portal e5 jornalista eduardo martellotta homenagem rotary club brás jornalista eduardo cedeño martellotta homenagem universidade são francisco jornalista eduardo martellotta impeachment dilma rousseff impostômetro acsp jayme ramos blog histórias do pari jornal da zona leste jornalista eduardo martellotta antonio carlos cimino jornal do brás mídia jornalista eduardo martellotta diário de s.paulo matéria pari 425 anos jornalista eduardo martellotta experiência profissional currículo jornalista eduardo martellotta membro associação paulista de imprensa jornalista eduardo martellotta vc repórter terra josé serra fernando haddad eleições 2012 la paz bolívia altitude matéria fifa rua coimbra brás linda modelo tarde de chá jornal do brás kethilyn rodrigues lindas belas carnaval 2013 sambódromo anhembi lixão rua joão boemer obras templo de salomão brás matéria mairiporã são paulo turismo matéria turismo jundiaí circuito das frutas matéria tuta guedes cantora jornalista eduardo martellotta maurita maurizia tarde de chá entrevista jornalista eduardo martellotta milton neves portal terceiro tempo parque sabesp mooca fiori gigliotti inauguração jornalista eduardo martellotta morador zona leste lourivaldo delfino zona leste riacho dos machados vídeo museu da história de sp início obras brás parque dom pedro ii matéria jornalista eduardo martellotta nevascas enchentes tragédias deslizamentos nossa história portal e5 notícias brás rádio da cidade am são paulo o braz primeiro jornal de bairro são paulo albino bairão oração rezar hora ovnis ets ufologia palmeiras 101 anos festa jornalista eduardo martellotta palmeiras 101 anos história jornalista eduardo martellotta palmeiras campeão paulista 2008 palmeiras copa libertadores 2009 palmeiras paulistão 2008 1986 coincidências papa joão paulo ii polônia foto vaticano paparazzo hakim hamra jornal do brás fotos flashes centro são paulo pari festa 425 anos jornal do brás passeio ciclístico pari base comunitária jornal do brás pedaços saudade brás fotos antigas pelas ondas rádio tv jornalista eduardo martellotta pelé projeto pequeno príncipe matéria jornalista eduardo martellotta perigo balões lei crimes ambientais pet show feira sucesso jornalista eduardo martellotta poder público mortes motociclistas artigo danilo angrimani portal e5 prêmios cd prefeito gilberto kassab 2006 descontrole cidade limpa prefeitura erro exposição programa bairro a bairro rádio da cidade am áudios boletins jornalista eduardo martellotta projeto as ruas do brás livro jornalista eduardo martellotta promoção e5 livro carlos botelho wagner wilson ganhador prédios belo feio são vito brás mercure hotel santana prêmio gutenberg associação comercial são paulo jornalista eduardo martellotta prêmio mulheres clube guapira yasmin amaral luigi venutti elaine de abreu primeira princesa carnaval cleuza dias buffet elite eventos rea tech 2012 sucesso exposições imigrantes jornalista eduardo martellotta recado aes eletropaulo rede de sites unidos rsu história rede de sites unidos rsu no ar página mht regina caciquinho escritora viver melhor rádio trianon am wanderley ribeiro menininho jornalista eduardo martellotta santinhos eleições são paulo 2010 sebrae inauguração brás jornalista eduardo martellotta second life mundo virtual ser repórter jornalista eduardo martellotta serviço atende sptrans transporte são paulo site jornalista eduardo martellotta currículo matérias jornalismo susan boyle vídeo fenômeno são paulo de hoje músicas são paulo vídeo histórico 1943 tabela copa 2014 tarde de chá 4 anos clube silva teles jornal do brás tarde de chá jornal do brás mídia matérias depreciativas tarde de chá jornal do brás recordações tsunami japão 2011 tá com dó leva pra casa carro abandonado brás rua rio bonito valdivia palmeiras 2012 volta valdivia palmeiras paulistão 2008 vc repórter terra jornalista eduardo cedeño martellotta 2007 gravação filme verão raios proteção voo urubu flamengo vídeos toscos portal e5 walter abrahão narrador esportivo falecimento web tv e5 retrospectiva 2011 web tv e5 retrospectiva 2012 web tv e5 retrospectiva 2013 wel black samba em família matéria jornalista eduardo martellotta why uai miss brasil japão último jogo oficial estádio palestra itália palmeiras grêmio 2010 obras arena