Santa Rita de Cássia ganha maior Santuário do mundo - Portal E5

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Santa Rita de Cássia ganha maior Santuário do mundo

                                     Créditos : Pastoral de Comunicação - Cássia / Carmo do Rio Claro

Tiveram início no último dia 20 de maio, as comemorações da inauguração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, maior do mundo dedicado à Santa. O Santuário está localizado em Cássia, sudoeste de Minas Gerais. A cidade é conhecida por sua devoção àquela que foi escolhida como sua padroeira.

 

Cássia tem na Itália, sua cidade-irmã. No dia 29 de dezembro de 1999, a prefeitura de Cascia, na Itália declarou a cidade italiana cidade-irmã de Cássia, no Brasil. Assim, a cidade brasileira de quase 18 mil habitantes torna o principal centro de romarias e de devoção à Santa Rita em todo Brasil.


Solenidade 22 de maio

A Cerimônia oficial de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, para a diocese de Guaxupé, pelas mãos de seu idealizador, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho foi realizada na data magna de Santa Rita, 22 de maio, às 11h. Outra missa ocorreu às 15h e, às 18h, houve a procissão luminosa do santuário matriz em direção ao novo Santuário. A missa de encerramento foi às 19h.
 

Novo Santuário

O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 10.600 m2 de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.
 

História de Santa Rita de Cássia

Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Sua família era religiosa e ela queria seguir esse caminho. Mas, como era costume da época, seus pais desejavam que ela se casasse, e ela, em obediência aos pais, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, aquele homem passou a ser infiel e beber demais, além de arrumar muitas confusões com as pessoas.

Rita usou de sua fé e sempre rezou para sua conversão e ele, no fim, se tornou um bom homem. Porém, infelizmente, seu marido acabou assassinado. Seus dois filhos, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, Rita os ajudou a se converterem, recebendo o perdão e a piedade de Deus. Eles ouviram o conselho da mãe e conseguiram perdoar o assassino do pai e, assim, morreram em paz.

Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! Por isso, acredite sempre no poder dessa doce sofredora e conte com sua intercessão para ter ajuda com suas causas impossíveis.



                                                         Samuel com seus familiares


Peregrinos andam 50 km para chegar até novo Santuário de Santa Rita de Cássia

Cerca de 400 pessoas saíram de Passos com destino à Cássia para acompanhar as comemorações de inauguração

 

Peregrinação, substantivo feminino, ato de peregrinar, jornada a lugares santos ou de devoção. O termo aparece na primeira metade do século XIII para denominar os cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa (onde atualmente se encontra o Estado de Israel e os Territórios Palestinos para visitar os lugares sagrados, às vezes como castigo autoimposto com o objetivo de pagar determinados pecados e outras vezes para cumprir penas canônicas. Uma peregrinação é uma jornada realizada por um devoto de uma dada religião a um lugar considerado sagrado por essa mesma religião.
 

ato de peregrinar e as peregrinações ocorrem desde os tempos mais remotos, mesmo nos chamados tempos primitivos em que predominavam os costumes ou ritos pagãos.
 

Para a inauguração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, um grupo de 400 pessoas saiu dia 21 de maio, da cidade de Passos-MG, com destino ao novo Santuário. A distância entre as cidades é de 50 Km.
 

“É bem difícil e muito complicado. Faltando uns 20 km para chegar tive que parar e entrar no ônibus. São muitas as dores no corpo e nas pernas. Mas, estou muito feliz, foi muito bom”, conta o entregado, Samuel Vilela de Souza.



A estudante de publicidade, Maria Fernanda Campos, que também é auxiliar de mídias sociais na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos fez o percurso pela primeira vez e foi até o fim. “É muita emoção, uma energia diferente. Eu cheguei a pensar em desistir, mas senti a presença de Santa Rita comigo e não parei”.
 

Esta também foi a primeira vez do publicitário Renato Macota. “É uma experiência única. Não imaginava que seria tão especial. Já passei por muitos momentos espirituais, mas, esse foi diferente. Já quero que chegue o ano que vem para fazer de novo”.
 

Maria Fernanda e Renato estão produzindo um documentário sobre a peregrinação de Passos que, neste ano, completa 13 anos de história. O material vai contar em detalhes como acontece uma peregrinação e, seus principais momentos. O documentário será exibido nas redes sociais da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos e do Padre Sandro Henrique. “Estamos muito animados com esta produção. A peregrinação começou com 15 pessoas, hoje já estamos em 400”, contou o publicitário.


Fonte: Media Room Press.

Nenhum comentário:

Web Rádio E5 Ao Vivo

Compre o livro "Vamos falar de Jundiaí?"

"Vamos falar de Jundiaí?", 2° livro solo de Eduardo Martellotta

Meu segundo livro solo, "Vamos falar de Jundiaí?" traz a história desta linda e pujante cidade do interior de SP, conhecida como a...

Web TV E5



Câmeras CET - São Paulo-SP

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

Arquivo do Rádio

Notícias da Ufologia

Notícias da Ufologia
Site mais antigo do Portal E5, agora reformulado. Tudo sobre Ufologia.