Novembro Azul lembra prevenção do câncer de próstata

Imagem: Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP 


Testes genéticos ajudam a realizar diagnóstico precoce do câncer de próstata e indicar terapia-alvo


O câncer de próstata tem a segunda maior incidência de cânceres em homens e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 65.840 novos casos para este ano, segundo o estudo feito para o triênio 2020-2022. O rastreamento precoce da doença por meio de exames é lembrado na campanha de Novembro Azul, mês em que é reforçada a importância da prevenção. Neste contexto, é preciso ressaltar que os testes genéticos são parte importante neste processo. Aproximadamente 12% das pessoas com câncer de próstata metastático e 6% das que têm a doença localizada na próstata (de alto risco) têm uma predisposição genética identificada.

 

Em um organismo saudável, os genes são responsáveis pela proteção no aparecimento de cânceres. Mas, ao sofrerem mutações, perdem a capacidade protetora, tornando o corpo mais suscetível ao desenvolvimento de tumores malignos. O teste genético é feito para identificar essas mutações, que podem auxiliar no manejo da doença e na definição do melhor caminho de cuidado do paciente. É o que explica o Dr. Cristovam Scapulatempo Neto, diretor médico de patologia e genética da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil.

 

O câncer de próstata causa cerca de 15 mil óbitos anuais, a segunda maior taxa de mortalidade por câncer que atinge homens no país. Cristovam comenta que diferentes testes podem ser recomendados, dependendo do estágio da doença e de quem está sendo testado. “São indicados para pessoas que tenham histórico pessoal de câncer de próstata, além de histórico familiar ou de mutações de alto risco”, orienta.

 

“Existe o painel de câncer hereditário, que identifica mutações germinativas, ou seja, com as quais o paciente nasceu. E existem os testes feitos para identificar a mutação genética do tumor. Ambos podem guiar o médico para personalizar o tratamento”, acrescenta o Dr. Cristovam.

 

Vale lembrar que a maioria das pessoas com câncer e/ou histórico familiar de câncer não tem um gene anormal herdado. Herdar uma alteração genética não significa, obrigatoriamente, que o paciente desenvolverá a doença. “Por isso, é essencial a condução de um(a) especialista em genética médica, pois ele ou ela poderá fazer a análise o DNA e ajudar a detectar o câncer de maneira precoce ou, ainda, diminuir seus riscos”, diz. Se for identificado um fator genético, é possível testar também os familiares e acompanhá-los mais de perto, por meio do aconselhamento genético.

 

Como são realizados esses exames?

 

“No caso do câncer de próstata, dois importantes genes, BRCA1 e BRCA2, foram descobertos como os causadores dos tumores, quando mutados. Uma forma da detecção da mutação nesses genes pode ser feita por meio de uma amostra de DNA, que pode ser de sangue ou saliva, para posterior análise em laboratório”, explica o Dr. Cristovam.

 

Já em homens diagnosticados com câncer de próstata metastático, a Dasa Genômica oferece um exame chamado HRR, que analisa 16 genes, feito a partir de uma amostra tecidual (biópsia) do tumor. Seu resultado capaz de direcionar o tratamento para um caminho mais eficaz e que promova maior qualidade de vida ao paciente. 

 

Sobre Dasa Genômica

A Dasa Genômica é a marca de medicina genética e genômica da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. Com operação também na Argentina, Colômbia, Chile e no Uruguai, é resultado da unificação da GeneOne, fundada pela Dasa em 2017, com as empresas adquiridas Chromosome e InSitus, e Genia, presente na Argentina e no Uruguai e que passou a fazer parte da Dasa em 2019. Atualmente, tem sete frentes de atuação: doenças raras e neurologia, oncologia, onco-hematologia, reprodução humana e medicina fetal, cardiologia, farmacogenômica e oftalmologia. A Dasa Genômica conta com uma equipe técnica e de médicos especialistas em genômica, biologia molecular e bioinformática que são referência em suas áreas de atuação. A oferta de exames -- alguns deles disponibilizados pela marca com exclusividade no Brasil -- permite que profissionais de saúde possam diagnosticar e tratar seus pacientes com excelência e inovação, de forma preditiva, preventiva e personalizada.

 

Fonte: Idealhks.



Eduardo Cedeño Martellotta

Jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Editor Geral, Redator e Repórter do Jornal do Brás (2004 a 2021). Coautor e Prefaciador de livros e antologias da Editora Matarazzo. Autor dos livros "Brás e seus Logradouros - origem e história", "Vamos falar de Jundiaí?", "Anos 90 Palmeirenses - Da Quebra do Tabu à Conquista da América" e "21 Contos nos Bairros de São Paulo". Trabalhou nas Rádios DaCidade AM e Terra AM. Criador e Editor do Portal E5 (2010 a 2024).

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Web Rádio E5 - Site

Web Rádio E5 Ao Vivo

Web TV E5



Web Rádio Boa Demais

Boletins na Rádio DaCidade AM

Boletins na Rádio Terra AM

E5 Shop

Câmeras CET - São Paulo-SP